O que é mais importante para si na decisão de aceitar um emprego?

Aceitar um empregoA decisão de aceitar um emprego seja ele qual for não deve ser tomada de ânimo leve, existem muitas situações que nos escapam num primeiro impacto e é necessário analisar a proposta com calma e ponderação.

Em muitos casos as pessoas tomam decisões com base no desespero, na ilusão e na pressão de ter que ganhar dinheiro para sustentar a família ou para poder comprar alguma coisa que sonha muito ter. Em alguns casos essas pessoas acabam por se vir a arrepender e deixam a função pouco tempo depois de se terem comprometido, e ainda arriscam-se a ficar sem subsídio de desemprego.

Como em todas as decisões da nossa vida é preciso ter algum bom senso, calma e também ouvir outras opiniões de pessoas mais chegadas. Se você é uma pessoa jovem é fundamental ouvir pessoas com mais idade, porque além de terem mais experiência, muitas delas cometeram no passado os mesmos erros que você.

Existem várias fatores que você deve ponderar sempre antes de aceitar um emprego, essa decisão não deverá ser precipitada.

1) Conteúdo da função

Pondere o que você irá ter que fazer se aceitar o cargo, em que condições terá que exercer a função e outro tipo de circunstâncias que terá que lidar se a sua resposta for sim.

2) Salário

Pondere se o que irá receber chega para pagar as suas despesas fixas do dia-a-dia, e também as deslocações e alimentação para o seu novo posto caso aceite a proposta. Verifique também se no fim das contas ainda sobra algum dinheiro para você colocar de parte ou pelo menos não ficar à justa.

3) Benefícios

Pondere se existem benefícios como por exemplo um micro-ondas para aquecer comer, alguma ajuda de custo, algum prémio de produtividade, pagamento de horas extras, algum protocolo com o seu banco, etc.

4) Ambiente de trabalho

Questione se é possível conhecer as pessoas com quem irá trabalhar, se existe bom ambiente de trabalho, se irá trabalhar em equipa, se terá algum supervisor ou chefe de secção a verificar o seu trabalho, se as condições e equipamentos são adequados e se encontram em bom estado de conservação, e eventuais perigos que terá que enfrentar.

5) Horários

Pondere se os horários que lhe foram propostos se adequam a si e à sua família, nomeadamente a quantidade de horas extras e o valor pago por elas. Ter filhos requer uma grande atenção e dedicação e é normal que queira estar com eles um pouco todos os dias.

6) Localização

Pondere com atenção todos os contras e também benefícios que tem em aceitar viajar seja a nível local, nacional ou internacional. Verifique também se existem escolas por perto onde possa colocar os seus filhos a estudar, se tem que andar muito até chegar ao emprego o que acarreta mais custos com combustível, supermercados e outros estabelecimentos que costuma frequentar por necessidade.

2 comentários a “O que é mais importante para si na decisão de aceitar um emprego?

  1. Isabel Ferreira Freilão

    o Principal mesmo…são os horários, a localização por causa dos custos e tempo para deslocações e só depois o valor monetário, isto como é óbvio na actual conjectura… considero ser mais importante um trabalho menos ideal a ganhar pouco, do que sonhar com o ideal a ganhar zero ! sejamos realistas, actualmente importante mesmo é conseguir trabalho!

  2. Carla Patrícia Dias

    Interessante, de fato aspetos muito importantes a serem conciliados e ponderados no momento da tomada de decisão.
    Contudo a realidade de hoje não se compadece com exigências e inflexibilidades face à escassez de trabalho/emprego. Não obstante, a nossa sanidade mental é o que temos de mais importante na vida, sem ela nada fazemos ou apreciamos, por isso acho, também, que devemos ter minimos aceitaveis para nos sentirmos bem…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>